Década de 1980

1980: Participou do Primeiro Simpósio Cultural de Música Popular Brasileira, do jornal O Dia e IARPEX. O tema era “De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola”, dirigido por Ricardo Cravo Albim.

Teve um samba de bloco de embalo pelo Cacique de Ramos, junto com os parceiros Carlos Caetano e Bira Presidente (Grupo Fundo de Quintal). O desfile ocorreu na Avenida Rio Branco, a avenida mais tradicional do carnaval carioca.

Adilson Gavião participou, em parceria com Carlinhos Cachambi, da composição de uma música do disco intitulado Raça Brasileira. Através desse Lp e K7, foram lançados para o sucesso: Zeca Pagodinho, Pedrinho da Flor, Jovelina Perola Negra, Mauro Diniz e Elaine Machado; a produção foi de Milton Manhães. É possível afirmar que foi através desse disco que houve uma grande explosão do samba, fazendo virar febre e se propagar principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Isso tudo ocorreu aliado aos outros artistas de samba que já estavam no mercado, como: Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Alcione, Fundo de Quintal e Almir Guinéto. A música de Adilson e Carlinhos, intitulada “Pomba Rolou”, foi interpretada por Jovelina Pérola Negra, ainda iniciante nessa época.

Ainda na década de 1980, Adilson Gavião ganhou dois sambas de enredo pela Escola de Samba Unidos do Cabuçu (Grupo Especial na época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário