Os primeiros anos

Na década de setenta, Adilson Gavião contribuiu com suas músicas inéditas para trilhas de fundos musicais para programas televisivos da rede Globo. Todas essas músicas foram gravadas com a orquestra da Rede Globo, e os programas incluem: Planeta dos Homens, Caso Verdade, Praça da Alegria e Fantástico.

Em 1977 ocorreu a gravação em disco de vinil do seu primeiro samba como compositor. Era um compacto simples, realizado pela gravadora Som Livre, e a intérprete foi Sossó da Bahia.

Teve uma música de sua autoria veiculada para tema de abertura do programa “Caso Verdade”, pela Rede Globo (1982), no especial em que foi retratada a Vida de Joãozinho Trinta”. Esse tema foi executado pelo maestro Radamés Gnattali e orquestra Rede Globo. Esta gravação foi feita especialmente para esse programa.

Em 1984, através do compositor e cantor Baianinho (Em Cima da Hora) e do compositor Walter Rosa da Portela, conheceu o produtor e musico Genaro, líder do conjunto Nosso Samba. Este era o grupo musical oficial na época da cantora Clara Nunes de outros artistas. Genaro ajudou muito Adilson, ao colocar suas músicas em alguns discos das suas produções e indicando-o para outros colegas produtores.

Ainda em 1984, Adilson, junto com Neoci e alguns músicos, formaram o pagode do “Cura Ressaca”, essa confraternização equivale ao que hoje é denominado como “Pagode de Mesa”. Ocorria primeiramente nos bares de Bonsucesso, e depois na Ilha do Governador. Os frequentadores desse pagode eram compositores ainda discretos na época, como: Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Bandeira Brasil, Cláudio Camunguelo, Sombra, Adilson Victor, Adilson Bispo, Zé Roberto, Acyr Marques, Marquinho PQD, Roberto Serrão, Guilherme Nascimento, Henrique Damião. Ainda frequentavam outros compositores, que já estavam mais consolidados no mercado na época, como: Jorge Aragão, Almir Guinéto, Grupo Fundo de Quintal, Beto Sem Braço, Nei Lopes, Wilson Moreira, Luis Carlos da Vila, Sombrinha, Noca da Portela entre outros. Enquanto que na Ilha do Governador frequentavam: Didi da Ilha, Franco, Aurinho da Ilha, Aroldo Melodia, Djalma Falcão, Bicudo, Guará da Ribeira além de alguns outros que também frequentavam o “Cura Ressaca” do Neoci.

Este pagode era essencial na época para os compositores poderem divulgar suas músicas gravadas e mostrar as inéditas. Como se pode observar, grandes nomes da música popular saíram de lá.

Os músicos fundadores do “Cura Ressaca” eram, além de Adilson Gavião: Darci Maravilha, Capri, Alexandre D’Mendes, Jacaré 7 cordas, Rubinho do Cavaco, Everaldo da Tantã, Fábio, Clécio e Cosme do Pandeiro, Paulinho Capri, Wagner do Tamborim, Coutinho do Reco-Reco.
Através de Neoci, Adilson conheceu vários artistas que posteriormente gravaram suas composições. O cantor Jair Rodrigues foi um dos primeiros a gravar uma composição de Adilson Gavião nessa nova fase da sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário